Uns quilos a mais hoje, uns anos a menos no futuro...


domingo, 24 de abril de 2011

Dicas para a alimentação

Coma bem, viva melhor e faça da sua saúde uma prioridade na vida.


"A crise económica e social veio agravar esta situação, havendo uma relação directa entre a falta de recursos das pessoas, o pouco tempo de que dispõem e a falta de informação ou de motivação para melhorarem hábitos de consumo e de confecção dos alimentos.
Uma possível solução seria o regresso a um tipo de cozinha que tradicionalmente se praticava da bacia do Mediterrâneo, com base em azeite, frutos e legumes frescos e no consumo moderado de produtos lácteos, peixe e carne."

Receita nutritiva rica em Zinco ( Dentre as funções dependentes deste nutriente, destacam-se as relacionadas ao metabolismo dos ácidos nucléicos, à divisão celular e ao crescimento. )

Sopa de alho francês; carne de vaca com macarrão cozido; banana; 1 copo de água.



Sopa de alho francês

Ingredientes para 4 pessoas:

100g de batata
100g de cenoura
100g de couve branca
140g de alho francês
20ml de azeite ( colocar este apenas depois de pronta a sopa )



Modo de confecção:

Descasque, lave e corte em pedaços a batata, a cenoura e a couve branca. Coloque todos estes ingredientes numa panela com água previamente aquecida, tempere com pouco sal e deixe cozer em lume brando. Passe a sopa com a varinha mágica. Lave e corte o alho francês em rodelas fininhas, coloque na base da sopa e deixe cozer. Depois de pronta, coloque o azeite e misture muito bem.

Carne de vaca picada com macarrão cozido

Ingredientes para 4 pessoas:

360g de carne de vaca picada
280g de macarrão
200g de tomate
80g de cebola
120g de cenoura
80g de pimento
20g de alho
40ml de azeite


Modo de confecção:

Descasque, lave e corte em pedaços a cebola, o tomate e a cenoura. Lave a corte o pimento em tiras fininhas. Numa panela com um pouco de água coloque a cebola, o alho, o tomate,  cenoura, azeite ( reserve um pouco para a decoração final do prato ), a carne picada e tempere com pouco sal. Deixe refugar em lume brando até estar cozido. Entretanto, coza o macarrão em água previamente aquecida. Quando estiver cozido, coe e está pronto a servir. Sirva num prato o macarrão com a carne picada.

Para sobremesa uma banana ( cerca de 130g de banana por pessoa )


ZINCO

Principais funções:
  • Importante na produção de insulina e formação do ADN / DNA;
  • Essencial ao sistema imunitário;
  • Papel importante no controlo da produção de testosterona.
Carência:
  • Diminuiçãoda percepção gustativa;
  • Perda de apetite;
  • Atraso do crescimento;
  • Alterações da pele;
  • Depressão do sistema imunitário.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

10 alimentos saudáveis

Aqui estão os 10 alimentos mais saudáveis na minha opinião. Tenha em mente que isso apenas significa que esses são os que recomendo comer regularmente e, uma vez que a lista é curta, não se esqueça dos outros alimentos saudáveis.

Aqui está uma descrição rápida dos 10 alimentos mais saudáveis:

Iogurte. Meu lema é "um iogurte por dia". Carregado com nutrientes, como o cálcio construtor de ossos sadios, proteínas, vitaminas B e bactérias que auxiliam a ter um sistema imunológico saudável e colocam nosso trato gastrointestinal na linha. Um grande alimento ou lanche portável e fácil de encontrar.

Aveia. Sim, aveia! É uma grande fonte de energia de longa duração, cheia de vitaminas e minerais benéficos para o coração (não somente um slogan, mas cientificamente comprovado).

Salmão. Mais rico em gorduras que os outros peixes, porém uma gordura que é essencial para nossa pele, cérebro, coração e artérias. O que mais poderíamos pedir de uma comida gordurosa e saborosa?

Legumes. São alimentos que provêm muita energia, vitaminas e minerais, assim como uma proporção quase igual de proteínas de qualidade incluídas na lista de alternativa para carnes. Legumes também contêm uma grande proporção de fibras solúveis e insolúveis, fito químicos que combatem doenças e, como a aveia, provêm energia de longa duração.

Repolho. Ok, agora vocês pensam: argh repolho? Repolho é um vegetal crucífero como brócolos, couve-flor e couve-de-bruxelas. Escolhi o repolho por causa da sua versatilidade. Vegetais crucíferos contêm vários fito químicos que combatem cancro, assim como vários outros nutrientes. O repolho pode ser comido inteiro ou cortado, cru ou cozido, e ainda pode ser adicionado a sopas, saladas e sanduíches. Eu adiciono repolho vermelho todos os dias à minha salada.
Tomate. O tomate cozido recentemente recebeu fama por sua grande quantidade de licopeno, um fito químico que combate doenças e é especialmente conhecido por ajudar a combater o cancro de próstata. E, já que o tomate é tão popular, versátil, amplamente disponível por todo o ano, eu o classifico como uma super estrela. Beba suco de tomate (um óptimo supressor de apetite natural) e coma muito molho de tomate.
Espinafre. Ainda que o espinafre esteja na lista dos 10 mais, isso não se deve à sua quantidade de ferro, a qual não é facilmente absorvida pelo nosso organismo (desculpe Popeye). Entretanto, o espinafre contém todos os fito químicos para saúde dos nossos olhos. De fato, a retina no nosso olho contém a maior concentração de pigmentos fito químicos. O espinafre também possui grande quantidade de vitaminas B, então é bom para nosso coração, nervos e para o crescimento de novas células.

Batata doce. Cheia de amido, doce e carregada de vitamina C e vitaminas B, a batata tem apenas em torno de 120 calorias para cada 12 centímetros. Se formos criativos, podemos ter a batata de várias formas como uma mini-refeição ou lanche.

Pipoca. Devem estar a perguntar-se: pipoca? Sim, alimentos de lanche são importantes e a pipoca encabeça a lista. Com poucas calorias, muito pouca gordura (se estourada com ar quente), e ainda leva muito tempo para ser comida (bom para os que gostam de estar sempre comendo). Pipoca tem a maior quantidade de fibras para um alimento de lanche também. Não a comas somente no cinema!

Banana. Está na minha lista já que quase toda a gente adora bananas, porém a maioria pensa que elas o farão engordar. Bem, uma banana média tem em torno de 120 calorias e é carregada com potássio, vitamina C e amido. Bananas também são versáteis. Matam a fome ao serem adicionadas à salada de frutas ou ao cereal; fortificam um milk-shake; cabem em qualquer saco.

Então aí estão somente alguns alimentos que entraram na lista para serem ingeridos mais frequentemente, o que provavelmente é mais fácil do que seguir a lista dos maus alimentos deliciosos que não podemos comer.

Texto copyright © 2003 por Junefit.com
Tradução copyright © 2005 por Hélio Augusto Ferreira Fontes

domingo, 3 de abril de 2011

Educação alimentar nas escolas

Práticas alimentares saudáveis são, inegavelmente, uma dimensão fulcral da saúde global dos indivíduos. Assim, a alimentação praticada na infância e na adolescência, períodos de grande vulnerabilidade e, portanto, particularmente propícios ao desenvolvimento e estabilização de hábitos alimentares dos indivíduos, já que as atitudes e os comportamentos relacionados com a saúde estão ainda em formação, condicionará fortemente a saúde e qualidade de vida dos futuros adultos de qualquer comunidade.

Assim sendo, torna-se imperativo que sejam fornecidos aos jovens informações adequadas e actualizadas, e, ainda, que seja efectuada uma aposta séria no desenvolvimento de competências que lhe proporcionem poder, isto é, a possibilidade de escolherem, de uma forma esclarecida e consciente, as suas escolhas alimentares, desenvolvendo uma forte capacidade crítica sobre as diferentes opções que lhe são disponibilizadas.

Apostemos no potencial da escola, enquanto agente privilegiado, para o desenvolvimento de acções que visem a promoção e a educação para a saúde, incluindo a educação alimentar. O contexto escolar afigura-se como particularmente propício a sucesso, quando o objectivo é a modificação do comportamento alimentar.