Uns quilos a mais hoje, uns anos a menos no futuro...


domingo, 29 de maio de 2011

Palestra

No último dia 25. Maio. 2011, realizou-se uma Palestra sobre a Obesidade na biblioteca da Escola Secundária Homem Cristo - Aveiro. A Palestra foi introduzida pelo grupo responsável pelo projecto, o qual, posteriormente, passou a palavra à sua convidada especial, a enfermeira Ana Lebreiro, do Centro de Saúde de Aveiro. Esta personalidade informou os presentes da importância de uma alimentação saudável e equilibrada, tal como a extrema importância da toma do pequeno-almoço. Informou também a plateia de que a Obesidade, como todos nós sabemos, é uma doença que acarreta vários problemas, tal como a hipertensão, a diabetes, hérnias, problemas respiratórios, genito-urinário e respodutor, problemas ósseos, entre outros. Mostrou algumas curiosidades sobre a composição nutricional de alguns alimentos, com a qual se notou alguma agitação e surpresa dos assistentes, como por exemplo, com o valor calórico (por unidade) dos pastéis folhados - 270, dos lanches - 314, croissants simples - 349...
A enfermeira ainda forneceu recomendações para uma alimentação saudável e uma prática do desporto com uma frequência mínima de 3 vezes por semana, fora das aulas de educação física, tal como caminhar, nadar, andar de bicicleta e afins. Aconselhou os presentes a comer várias vezes ao longo do dia, em proporções pequenas de cada vez, variadas e de fácil digestão: merenda da manhã e merenda da tarde.
O público foi agradavelmente activo, colocando questões às quais a enferemeira se disponibilizou a responder.
Após a palestra, o grupo distribuiu panfletos da sua autoria aos assistentes e agradeceu a sua presença e atenção.



Artigo publicado pelo Grupo no Diário de Aveiro, a 25. Maio. 2011


sábado, 21 de maio de 2011

Dia Europeu da Luta Contra a Obesidade

Comemora-se hoje, sábado dia 21 de Maio, o Dia Europeu de Luta Contra a Obesidade. Para assinalar a data, a Associação de Doentes Obesos e Ex-obesos de Portugal (ADEXO) preparou um programa de atividades bastante diversificado, que terá lugar no Estádio Universitário de Lisboa.



Após a prática de exercício físico, e dependendo da sua intensidade, a refeição deverá apresentar as seguintes características:

- muito hidratada,
- pobre em proteínas,
- rica em sais e bicarbonatos,
- adaptada em hidratos de carbono e,
- classicamente hipocalótica.

Trata-se da chamada “ração de recuperação“, que tem por objectivo ajudar o desportista a combater o seu défice hidro-mineral, a reconstituir as reservas de glicogénio e a restabelecer o equilíbrio ácido-básico.

Assim, recomenda-se água em abundância, mineral e bicarbonada, sopas com reforço de sal, frutas e açúcares. A evitar: bebidas alcoólicas, proteínas e gorduras.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Receita nutritiva rica em Vitamina C

Sopa de couve portuguesa; bife de porco grelhado com arroz de couve penca; abacaxi; 1 copo de água.


Sopa de couve portuguesa

Ingredientes para 4 pessoas:

80g de abóbora
100g de cenoura
100g de couve portuguesa
160g de alho francês
20ml de azeite ( colocar este apenas depois de pronta a sopa )


Modo de confecção:

Descasque, lave e corte em pedaços a abóbora e a cenoura. Lave e corte em pedaços o alho francês. Coloque todos estes ingredientes numa panela com água quente temperada com pouco sal e deixe cozer em lume brando. Passe a sopa com a varinha mágica. Lave e corte a couve portuguesa em tiras fininhas e junte-as à sopa para cozer. Depois de pronta, coloque o azeite e misture muito bem.


Bife de porco grelhado com arroz de couve penca


Ingredientes para 4 pessoas:

400g de bife de porco
360g de arroz
240g de tomate
120g de cebola
240g de couve penca
40ml de azeite


Modo de confecção:

Descasque, lave e pique a cebola. Descasque, lave e corte o tomate em cubinhos. Lave e corte a couve penca em tiras fininhas. Coloque numa panela a cebola, o tomate e um pouco de azeite, e deixe refugar um pouco. De seguida, coloque a água e quando ferver, coloque o arroz e a couve penca e deixe cozer em lume brando.
À parte, grelhe o bife de porco temperado a gosto. Sirva num prato o bife de porco com o arroz de couve penca.


Para sobremesa sirva abacaxi em rodelas ( cerca de 150g de abacaxi por pessoa ).



VITAMINA C

Principais funções no organismo:
  • Promoção da absorção de ferro;
  • Essencial no processo de cicatrização;
  • Aumento da resistência a certas doenças;
  • Poderoso antioxidante.
Carência:
  • Escorbuto ( caracteriza-se por hemorragia, queda de dentes e inflamação das gengivas )

Actualmente, a carência não se apresenta com tanta evidência, embora esteja presente.



domingo, 24 de abril de 2011

Dicas para a alimentação

Coma bem, viva melhor e faça da sua saúde uma prioridade na vida.


"A crise económica e social veio agravar esta situação, havendo uma relação directa entre a falta de recursos das pessoas, o pouco tempo de que dispõem e a falta de informação ou de motivação para melhorarem hábitos de consumo e de confecção dos alimentos.
Uma possível solução seria o regresso a um tipo de cozinha que tradicionalmente se praticava da bacia do Mediterrâneo, com base em azeite, frutos e legumes frescos e no consumo moderado de produtos lácteos, peixe e carne."

Receita nutritiva rica em Zinco ( Dentre as funções dependentes deste nutriente, destacam-se as relacionadas ao metabolismo dos ácidos nucléicos, à divisão celular e ao crescimento. )

Sopa de alho francês; carne de vaca com macarrão cozido; banana; 1 copo de água.



Sopa de alho francês

Ingredientes para 4 pessoas:

100g de batata
100g de cenoura
100g de couve branca
140g de alho francês
20ml de azeite ( colocar este apenas depois de pronta a sopa )



Modo de confecção:

Descasque, lave e corte em pedaços a batata, a cenoura e a couve branca. Coloque todos estes ingredientes numa panela com água previamente aquecida, tempere com pouco sal e deixe cozer em lume brando. Passe a sopa com a varinha mágica. Lave e corte o alho francês em rodelas fininhas, coloque na base da sopa e deixe cozer. Depois de pronta, coloque o azeite e misture muito bem.

Carne de vaca picada com macarrão cozido

Ingredientes para 4 pessoas:

360g de carne de vaca picada
280g de macarrão
200g de tomate
80g de cebola
120g de cenoura
80g de pimento
20g de alho
40ml de azeite


Modo de confecção:

Descasque, lave e corte em pedaços a cebola, o tomate e a cenoura. Lave a corte o pimento em tiras fininhas. Numa panela com um pouco de água coloque a cebola, o alho, o tomate,  cenoura, azeite ( reserve um pouco para a decoração final do prato ), a carne picada e tempere com pouco sal. Deixe refugar em lume brando até estar cozido. Entretanto, coza o macarrão em água previamente aquecida. Quando estiver cozido, coe e está pronto a servir. Sirva num prato o macarrão com a carne picada.

Para sobremesa uma banana ( cerca de 130g de banana por pessoa )


ZINCO

Principais funções:
  • Importante na produção de insulina e formação do ADN / DNA;
  • Essencial ao sistema imunitário;
  • Papel importante no controlo da produção de testosterona.
Carência:
  • Diminuiçãoda percepção gustativa;
  • Perda de apetite;
  • Atraso do crescimento;
  • Alterações da pele;
  • Depressão do sistema imunitário.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

10 alimentos saudáveis

Aqui estão os 10 alimentos mais saudáveis na minha opinião. Tenha em mente que isso apenas significa que esses são os que recomendo comer regularmente e, uma vez que a lista é curta, não se esqueça dos outros alimentos saudáveis.

Aqui está uma descrição rápida dos 10 alimentos mais saudáveis:

Iogurte. Meu lema é "um iogurte por dia". Carregado com nutrientes, como o cálcio construtor de ossos sadios, proteínas, vitaminas B e bactérias que auxiliam a ter um sistema imunológico saudável e colocam nosso trato gastrointestinal na linha. Um grande alimento ou lanche portável e fácil de encontrar.

Aveia. Sim, aveia! É uma grande fonte de energia de longa duração, cheia de vitaminas e minerais benéficos para o coração (não somente um slogan, mas cientificamente comprovado).

Salmão. Mais rico em gorduras que os outros peixes, porém uma gordura que é essencial para nossa pele, cérebro, coração e artérias. O que mais poderíamos pedir de uma comida gordurosa e saborosa?

Legumes. São alimentos que provêm muita energia, vitaminas e minerais, assim como uma proporção quase igual de proteínas de qualidade incluídas na lista de alternativa para carnes. Legumes também contêm uma grande proporção de fibras solúveis e insolúveis, fito químicos que combatem doenças e, como a aveia, provêm energia de longa duração.

Repolho. Ok, agora vocês pensam: argh repolho? Repolho é um vegetal crucífero como brócolos, couve-flor e couve-de-bruxelas. Escolhi o repolho por causa da sua versatilidade. Vegetais crucíferos contêm vários fito químicos que combatem cancro, assim como vários outros nutrientes. O repolho pode ser comido inteiro ou cortado, cru ou cozido, e ainda pode ser adicionado a sopas, saladas e sanduíches. Eu adiciono repolho vermelho todos os dias à minha salada.
Tomate. O tomate cozido recentemente recebeu fama por sua grande quantidade de licopeno, um fito químico que combate doenças e é especialmente conhecido por ajudar a combater o cancro de próstata. E, já que o tomate é tão popular, versátil, amplamente disponível por todo o ano, eu o classifico como uma super estrela. Beba suco de tomate (um óptimo supressor de apetite natural) e coma muito molho de tomate.
Espinafre. Ainda que o espinafre esteja na lista dos 10 mais, isso não se deve à sua quantidade de ferro, a qual não é facilmente absorvida pelo nosso organismo (desculpe Popeye). Entretanto, o espinafre contém todos os fito químicos para saúde dos nossos olhos. De fato, a retina no nosso olho contém a maior concentração de pigmentos fito químicos. O espinafre também possui grande quantidade de vitaminas B, então é bom para nosso coração, nervos e para o crescimento de novas células.

Batata doce. Cheia de amido, doce e carregada de vitamina C e vitaminas B, a batata tem apenas em torno de 120 calorias para cada 12 centímetros. Se formos criativos, podemos ter a batata de várias formas como uma mini-refeição ou lanche.

Pipoca. Devem estar a perguntar-se: pipoca? Sim, alimentos de lanche são importantes e a pipoca encabeça a lista. Com poucas calorias, muito pouca gordura (se estourada com ar quente), e ainda leva muito tempo para ser comida (bom para os que gostam de estar sempre comendo). Pipoca tem a maior quantidade de fibras para um alimento de lanche também. Não a comas somente no cinema!

Banana. Está na minha lista já que quase toda a gente adora bananas, porém a maioria pensa que elas o farão engordar. Bem, uma banana média tem em torno de 120 calorias e é carregada com potássio, vitamina C e amido. Bananas também são versáteis. Matam a fome ao serem adicionadas à salada de frutas ou ao cereal; fortificam um milk-shake; cabem em qualquer saco.

Então aí estão somente alguns alimentos que entraram na lista para serem ingeridos mais frequentemente, o que provavelmente é mais fácil do que seguir a lista dos maus alimentos deliciosos que não podemos comer.

Texto copyright © 2003 por Junefit.com
Tradução copyright © 2005 por Hélio Augusto Ferreira Fontes

domingo, 3 de abril de 2011

Educação alimentar nas escolas

Práticas alimentares saudáveis são, inegavelmente, uma dimensão fulcral da saúde global dos indivíduos. Assim, a alimentação praticada na infância e na adolescência, períodos de grande vulnerabilidade e, portanto, particularmente propícios ao desenvolvimento e estabilização de hábitos alimentares dos indivíduos, já que as atitudes e os comportamentos relacionados com a saúde estão ainda em formação, condicionará fortemente a saúde e qualidade de vida dos futuros adultos de qualquer comunidade.

Assim sendo, torna-se imperativo que sejam fornecidos aos jovens informações adequadas e actualizadas, e, ainda, que seja efectuada uma aposta séria no desenvolvimento de competências que lhe proporcionem poder, isto é, a possibilidade de escolherem, de uma forma esclarecida e consciente, as suas escolhas alimentares, desenvolvendo uma forte capacidade crítica sobre as diferentes opções que lhe são disponibilizadas.

Apostemos no potencial da escola, enquanto agente privilegiado, para o desenvolvimento de acções que visem a promoção e a educação para a saúde, incluindo a educação alimentar. O contexto escolar afigura-se como particularmente propício a sucesso, quando o objectivo é a modificação do comportamento alimentar.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Peso não é o problema



Primeiro que tudo é essencial saber que o importante não é tanto a perda de peso, mas a questão da perda de gordura. A massa muscular pesa mais que a gordura e, quando a gordura que se perde é convertida em músculo, obtém-se uma silhueta mais elegante, sem necessariamente perder muito peso. Por esta razão, a preocupação deve estar na relação entre a gordura e o músculo e não tanto na redução do peso.

Além de uma alimentação saudável, não deves esquecer o desporto!
Exercício e actividade física regulares estimulam as células musculares a produzir energia. Mais energia implica maior combustão de gordura. O exercício físico regular deve, deste modo, fazer parte do regime de emagrecimento. Alguma actividades físicas eficazes na combustão de gorduras são:
  • Caminhar
  • Andar de bicicleta
  • Andar de patins
  • Nadar
No entanto, qualquer tipo de actividade física contribui para os resultados, até mesmo pequenas coisas como:
  • Passear o cão
  • Utilizar as escadas em vez do elevador/escadas rolantes
  • De carro -  estacionar o carro a algumas centenas de metros do local de destino e fazer o resto a pé
  • Limpar/arrumar a casa;
  • Passear activamente; passear de forma mais rápida
Alimentos que estimulam a combustão de gordura
Alguns alimentos apresentam uma capacidade comprovada de favorecer o processo de combustão de gordura. Tal acontece com:
  • Leite ( contém cálcio, que é um estimulante da combustão de gordura )
  • Cereais integrais ( mantêm o metabolismo activo, pois garante níveis reduzidos de insulina depois de uma refeição )
  • Malaguetas (contêm caspsaicina, uma substância química natural que acelera a frequência cardíaca e o metabolismo )
  • Pimentos de Cayenne ou piripiri ( uma refeição picante por dia pode aumentar o metabolismo em cerca de 25% )
  • Café ( cafeína aumenta a frequência cardíaca e ajuda a queimar mais calorias )
  • Atum ( reduz os níveis de leptina; níveis mais baixos de leptina estão associados a um metabolismo acelerado )
  • Vinagre, devido ao seu conteúdo em ácido acético, pode inibir a acumulação de gordura e contribuir para a perda de peso.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Resultado de mais uma sondagem


Grafico 3 - Resultado da nossa última sondagem

Encerrou a nossa sondagem. Com esta, o nosso objectivo era avaliar a qualidade da alimentação dos nossos seguidores. Assim, com os resultados obtidos, podemos concluir que, apesar de a minoria considerar que a sua alimentação não é saudável, não é a maioria dos votos que recai numa alimentação saudável. A maioria dos nossos seguidores afirma nem sempre ter uma alimentação saudável, resultado que já esperávamos de início.
É principalmente na nossa faixa etária, na adolescência, que nos preocupamos mais com a nossa aparência, com o nosso corpo. Daí, muitas vezes, "saltarmos" refeições. Esta é uma das reacções mais comum aos adolescentes, principalmente do sexo feminino. Porém, contrariamente ao que se pode pensar, o facto de "saltar" uma refeição não irá ajudar em nada a perda de peso. Por exemplo, se não almoçares, terás tendência a comer mais ao lanche, nomeadamente açúcares, ou ao jantar, refeição que deveria ser leve, uma vez que as tuas actividades, após esta, irão queimar poucas calorias. Se o objectivo é perder peso, este deve ser atingido de uma forma saudável e de forma a obter bons resultados a curto prazo e com uma longa duração. Um plano alimentar adequado ao teu organismo e seguido à risca, será o ideal. No entanto, no teu dia a dia deves evitar os açúcares e o sal. O nosso organismo necessita de apenas 2 gramas de sal diário!
Posteriormente, iremos dar-te algumas dicas para melhorares as tuas refeições... Verás que, se os seguires à risca, poderás perder peso em pouco tempo! Por experiência própria, confirmo que é possível. Perdi 2kg e 200g numa semana...

domingo, 16 de janeiro de 2011

Primeira saída de campo

Realizámos, na passada quarta-feira 12 de Janeiro de 2011, a nossa primeira saída de campo, à qual nos dirigimos às escolas secundárias do distrito de Aveiro, nomeadamente a Escola Secundária de José Estêvão e a Escola Secundária Dr. Mário Sacramento. Com esta saída, o nosso objectivo era pedir a autorização aos concelhos executivos das respectivas escolas para a distribuíção dos nossos inquéritos, de modo a obter, assim, uma amostra mais fiável para a análise dos resultados que iremos obter. A este pedido obtivemos uma resposta positiva de uma das escolas e aguardamos pela resposta correspondente à outra escola.
Dirigimo-nos também ao centro dietético SONATURA para falar com um especialista. Por impossobilidade de atendimento deste, marcámos uma hora em qual ambas as  partes estariam disponíveis, hora esta que não irá coincidir com o nosso horário escolar.
Numa próxima publicação iremos falar das nossa conversa com este e, possivelmente, mostrar o inquérito.